quinta-feira, abril 25, 2024
HomeAppsUma revolução na App Store? Apple pode perder monopólio no iOS em...

Uma revolução na App Store? Apple pode perder monopólio no iOS em solo americano

A gigante da tecnologia Apple enfrenta um momento de tensão jurídica nos Estados Unidos, que pode resultar em uma mudança significativa na forma como os aplicativos são distribuídos em seus dispositivos iOS. Segundo informações, a Apple pode ser processada pelo Departamento de Justiça dos EUA sob acusações de práticas antitruste relacionadas ao monopólio da App Store no sistema operacional iOS. Esta ação legal poderia abrir caminho para lojas de aplicativos de terceiros no iOS, modificando substancialmente o ecossistema do iPhone.

O chefe da unidade de antitruste do Departamento de Justiça, Jonathan Kanter, destacou que a instituição vem investigando as políticas da App Store há anos. Com as eleições presidenciais dos EUA se aproximando em 2024, mudanças administrativas podem acelerar ou afetar o rumo do caso. Se a investigação resultar em um julgamento e a Apple for derrotada, isso marcaria o fim do controle exclusivo da empresa sobre a distribuição de aplicativos no iOS, obrigando-a a permitir o sideloading, isto é, a instalação de aplicativos de fontes diversas.

Esse cenário legal não é isolado. A Apple já enfrenta pressões regulatórias na União Europeia, onde a Lei de Mercados Digitais exige que a empresa apresente alternativas para estimular a concorrência em seu sistema operacional até abril de 2025. Esta lei europeia pode influenciar a abertura do iOS para mais lojas de aplicativos.

Além disso, a Apple enfrenta desafios relacionados à sua parceria com o Google. Um relatório sugere que a Apple recebe até US$ 20 bilhões por ano do Google para dar prioridade ao seu mecanismo de busca em dispositivos Apple. Uma possível derrota da Google em casos antitruste poderia interromper esses pagamentos, afetando diretamente os lucros da Apple.

O panorama global para as Big Techs está se tornando cada vez mais desafiador. Um exemplo recente envolve o Google, que perdeu um processo nos EUA movido pela Epic Games. O Tribunal Judiciário determinou que a empresa cria um monopólio com a Play Store no Android, prejudicando os desenvolvedores de aplicativos concorrentes. O Google já anunciou medidas para facilitar a instalação de aplicativos fora da loja, o que indica um cenário em que as grandes empresas de tecnologia estão sendo pressionadas a abrir seus sistemas para maior concorrência.

Em suma, a Apple, uma vez conhecida por seu ecossistema fechado e controlado, pode estar à beira de uma mudança radical em seu modelo de negócios, impulsionada por crescentes pressões regulatórias e desafios legais nos Estados Unidos e em outros lugares. O resultado desses casos terá implicações significativas não só para a Apple, mas para todo o setor de tecnologia.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes