sexta-feira, abril 26, 2024
HomeNotíciasUsina de Dessalinização Próxima a Cabos de Internet é Aprovada em Fortaleza:...

Usina de Dessalinização Próxima a Cabos de Internet é Aprovada em Fortaleza: Um Projeto Controverso

A construção de uma usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza, foi recentemente aprovada pela Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU-CE). Este projeto tem gerado bastante controvérsia, uma vez que a obra ocorrerá em uma área próxima aos cabos de fibra óptica submarinos, que são essenciais para a infraestrutura de internet do Brasil.

A decisão de autorizar a construção da usina contradiz as recomendações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que alertou sobre o risco de rompimento desses cabos submarinos devido à proximidade com a obra.

O objetivo da usina é fornecer uma solução a longo prazo para tornar a água do mar potável, especialmente útil durante períodos de seca. No entanto, as preocupações com os possíveis impactos na infraestrutura de internet do país permanecem um ponto de debate intenso.

Esta aprovação marca um momento significativo na interseção entre desenvolvimento tecnológico e ambiental, enfatizando a necessidade de equilibrar avanços infraestruturais com a segurança e a estabilidade de serviços essenciais, como a internet. A implementação desta usina será acompanhada de perto, tanto pelos benefícios potenciais que pode trazer em termos de recursos hídricos, quanto pelas preocupações em relação à integridade dos cabos de internet vitais para o Brasil.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes